
O vereador Mateus Batista (União Brasil), de Joinville, em Santa Catarina, gerou polêmica ao apresentar um projeto de lei que visa restringir a entrada de pessoas vindas do Norte e Nordeste no estado. Segundo o parlamentar, se o fluxo migratório não for controlado, Santa Catarina poderá se tornar um “favelão”.
Leia Também:
De acordo com o projeto, novos moradores de Joinville precisariam comprovar residência no município em até 14 dias. Mateus Batista argumenta que o estado precisaria “pagar a conta duas vezes”, já que, além de contribuir com a arrecadação federal, teria que arcar com pessoas oriundas de regiões que, na visão do vereador, são “mal-administradas”, citando o exemplo do Pará.
“Enquanto Brasília suga nossos impostos e devolve menos da metade, estados mal administrados como o Pará empurram sua população para cá. O resultado? Congestionamentos, serviços públicos sobrecarregados e aumento da desordem social. Se não controlarmos o fluxo migratório, Santa Catarina vai explodir!”, afirmou o vereador.
O ’excomungado’ também disse que a proposta foi inspirada em “modelos internacionais como o da Alemanha” e que conta com apoio do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP).