24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Rapaz! - 28/08/2025, 05:40 - Da Redação

Vereador quer barrar ida de nordestinos para o Sul

Projeto de lei de vereador de Joinville propõe comprovação de residência para novos moradores

Vereador Mateus Batista, autor do projeto de lei
Vereador Mateus Batista, autor do projeto de lei |  Foto: Reprodução/Redes sociais

O vereador Mateus Batista (União Brasil), de Joinville, em Santa Catarina, gerou polêmica ao apresentar um projeto de lei que visa restringir a entrada de pessoas vindas do Norte e Nordeste no estado. Segundo o parlamentar, se o fluxo migratório não for controlado, Santa Catarina poderá se tornar um “favelão”.

Leia Também:

De acordo com o projeto, novos moradores de Joinville precisariam comprovar residência no município em até 14 dias. Mateus Batista argumenta que o estado precisaria “pagar a conta duas vezes”, já que, além de contribuir com a arrecadação federal, teria que arcar com pessoas oriundas de regiões que, na visão do vereador, são “mal-administradas”, citando o exemplo do Pará.

“Enquanto Brasília suga nossos impostos e devolve menos da metade, estados mal administrados como o Pará empurram sua população para cá. O resultado? Congestionamentos, serviços públicos sobrecarregados e aumento da desordem social. Se não controlarmos o fluxo migratório, Santa Catarina vai explodir!”, afirmou o vereador.

O ’excomungado’ também disse que a proposta foi inspirada em “modelos internacionais como o da Alemanha” e que conta com apoio do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP).

exclamção leia também