O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser condenado a até 28 anos de prisão após ter sido indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21). Ele é acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022, após ser derrotado nas eleições presidenciais.
Bolsonaro enfrenta acusações de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, de acordo com a PF. Pelos crimes, as penas previstas são de 4 a 8 anos de prisão para abolição violenta do Estado Democrático de Direito; de 4 a 12 anos para golpe de Estado; e de 3 a 8 anos para organização criminosa.
Leia mais:
Prisão, julgamento e mais: advogado revela problemas para Bolsonaro
João Roma sai em defesa de Bolsonaro: "Suposições tendenciosas"
Além do ex-presidente, outras 36 pessoas foram indiciadas pela tentativa de golpe de Estado. Entre os nomes citados estão os ex-ministros Anderson Torres (Justiça), general Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Defesa); o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; e o deputado federal Alexandre Ramagem. Jair também foi indiciado em outros inquéritos, como o que investiga a joia saudita e o caso da fraude nos cartões de vacinação contra a Covid-19.