26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Taxação - 07/06/2024, 21:13 - Da Redação

Taxa das 'blusinhas': consumidores 'adiantam o lado' nas compras

Proposta foi aprovada no Senado, mas retornou para Câmara dos Deputados após alterações

Na última quarta-feira (5), o Senado aprovou o destaque que tratava sobre o tema
Na última quarta-feira (5), o Senado aprovou o destaque que tratava sobre o tema |  Foto: Reprodução

Os consumidores das plataformas Shein e AliExpress estão tentando correr contra o tempo para adquirir os seus produtos com a isenção do imposto de importação para compras internacionais de até US$ 50 (cerca de R$ 250 na cotação atual), antes da votação final sobre a proposta que determina a taxação das “blusinhas”, com alíquota de 20%.

A possibilidade do encarecimento do produto em razão da tributação está fazendo com que quem gosta das compras onlines se mobilize e conclua a aquisição. “Comprei tudo que eu queria na Shein antes dessa taxação absurda e covarde. E provavelmente continuarei comprando mesmo com taxa. Pro varejo golpista brasileiro é que não darei um centavo”, escreveu uma internauta no X (antigo Twitter).

Na última quarta-feira (5), o Senado aprovou o destaque que tratava sobre o tema, como forma de “jabuti”, isto é quando a medida ganha acréscimo sem estar relacionada ao projeto inicial, devido às alterações no item disposto no programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) retornou para a Câmara dos Deputados.

Veja também:

Caso Marielle: Moraes decreta intervenção emergencial sobre executor

Além da apreciação dos parlamentares, a proposta ainda precisa da sanção do presidente Lula (PT). A tendência, no entanto, é que o chefe do Executivo aprove a medida.

exclamção leia também