27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Espia! - 28/11/2024, 18:59 - Da Redação

Senadores aprovam projeto para proteger crianças na internet

Caso seja aprovado, o projeto de lei prevê diversas medidas para segurança dos menores de idade

PL pretende dar mais segurança para os menores de idade na internet
PL pretende dar mais segurança para os menores de idade na internet |  Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado aprovou, nesta quarta-feira (27), um projeto de lei para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais e outras plataformas digitais. Se não houver recurso para revisão, o texto segue agora para a Câmara dos Deputados.

O projeto, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), obriga as plataformas digitais a tomarem medidas para proteger os menores de idade.

Se for aprovado, o projeto exigirá que as empresas adotem medidas preventivas contra conteúdos prejudiciais, como exploração e abuso sexual infantil, violência física, bullying virtual, assédio, incentivo a transtornos mentais e automutilação, além de proibir a promoção de jogos de azar, tabaco, álcool e drogas, bem como publicidade enganosa voltada para os menores.

Leia mais:

Moraes manda prender radialista que o mandou tomar no 'brioco'

STF julga punições para empresas por conteúdos de usuários

Se as empresas não cumprirem as regras, podem ser multadas em até 10% do faturamento ou por usuário cadastrado, com um limite de R$ 50 milhões por infração.

Além disso, sites pornográficos terão que implementar ferramentas para verificar a idade e identidade dos usuários, bloqueando o acesso de menores de idade.

exclamção leia também