
O vereador Hamilton Assis (PSOL) protocolou o Projeto de Lei nº 335/2025, que propõe a criação de um sistema de troca de resíduos recicláveis por alimentos em Salvador.
Leia Também:
De acordo com o edil, a proposta tem como objetivo fortalecer a segurança alimentar, promover a reciclagem e ampliar a inclusão social nas comunidades mais vulneráveis da capital.
“Estamos diante de uma realidade inaceitável. A fome, a pobreza e o desemprego atingem de forma brutal a população de Salvador. Este projeto é uma resposta prática, que une cuidado com o meio ambiente e garantia de direitos básicos, como o acesso à alimentação”, afirmou.
A capital baiana apresentou os piores índices do país em pobreza, desnutrição infantil e desemprego entre todas as 26 capitais analisadas, conforme dados da 1ª edição do Mapa da Desigualdade entre as Capitais do Brasil.
Proposta do programa
O Programa Alimentação Sustentável propõe a instalação de pontos de coleta seletiva em bairros estratégicos da cidade.
Nestes locais, a galera poderia chegar junto para entregar os resíduos recicláveis como como papel, vidro, plástico e metal, e receber em troca alimentos frescos e saudáveis. A ideia é de que a comida seja produzida por agricultores familiares e cooperativas locais.
Os alimentos serão custeados com recursos do orçamento municipal, conforme previsto na proposta. O projeto prevê que a regulamentação do programa seja feita em até 180 dias após a sanção da lei.
“É preciso tratar o combate à fome e à exclusão social como prioridade. Salvador não pode mais conviver com a marca de ser a capital da fome e do desemprego no Brasil. O Programa Alimentação Sustentável representa um passo firme para mudar essa realidade com dignidade, cidadania e justiça social”, disse Hamilton Assis.