O candidato à prefeitura de Salvador pelo PSOL, Kleber Rosa, se pronunciou sobre a recente demissão do ministro dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida, após acusações de assédio. A exoneração, realizada pelo presidente Lula, gerou repercussão tanto pelo cargo que o ministro ocupava quanto por sua trajetória como intelectual e defensor dos direitos humanos. Kleber falou sobre uma possível ranhura na imagem do governo após as denúncias.
Leia também:
Dá pra passar? Kleber Rosa vê chance de ficar na frente de Geraldo Jr.
Lula indica Esther Dweck para substituir Silvio Almeida
Eu acho que é uma perda, não acredito que comprometa o governo em si, mas é uma perda muito significativa para nós, defensores dos direitos humanos e da luta contra o racismo. Então, isso de alguma forma prejudica o nosso momento político, o nosso momento de construção de afirmação política. Traz um prejuízo, mas eu não acredito que isso abale o governo em si.
Kleber Rosa, candidato a prefeito de Salvador pelo PSOL
Kleber pontuou ainda sobre a decisão do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) de exonerar o ministro, e destacou que esse foi um ponto acertado dada a seriedade das acusações e o compromisso do governo com a proteção dos direitos das mulheres. "Qquero valorizar a atitude do presidente Lula de não ter dúvidas, de garantir a proteção daquilo que é fundamental, que é o direito das mulheres, que é a luta contra qualquer tipo de assédio, qualquer tipo de violência contra as mulheres. Então eu referendo o que o presidente Lula fez: tirar o ministro, afastar e garantir a investigação com rigor. Agora, é aguardar para entender melhor o que aconteceu e cumprir o rito”, disse
Trajetória de Silvio era significativa, por isso assusta
O caso que resultou na demissão do ministro Silvio de Almeida envolve graves acusações de assédio. Ao tomar conhecimento das denúncias, o presidente Lula decidiu pela exoneração, enfatizando a importância de uma investigação rigorosa e transparente.
Para Kleber Rosa, a saída de Almeida do governo, pelas razões já apresentadas, foi um golpe particularmente duro pela figura que ele representa no cenário intelectual e político brasileiro. “É extremamente lamentável, porque Silvio é um dos maiores intelectuais do nosso tempo, do ponto de vista do debate racial. É uma figura que ganhou notoriedade justamente por essa produção intelectual e terminou indo representar esse acúmulo num governo democrático, num governo popular do nosso presidente Lula, depois de anos perdidos. Nesse momento, a gente perde.”