
A Prefeitura de Salvador inaugurou um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma unidade do Cadastro Único (CadÚnico) no Subúrbio Ferroviário, na manhã desta segunda-feira (4). As unidades ficam localizadas na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), na entrada de Boa Vista do Lobato.
Leia Também:
De acordo com a prefeitura, o objetivo das unidades é atender com conforto e agilidade os moradores em situação de vulnerabilidade que vivem na comunidade.
Com foco em serviços e suporte psicossocial, além de programas e benefícios, a nova sede do Cras funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tem capacidade para acolher mais de 5 mil famílias
“Um equipamento como esse vai atender esta região, que é uma das mais pobres de Salvador e com mais pessoas carentes que precisam do apoio social da Prefeitura. E esse é o objetivo do Cras. Nele, cadastramos as famílias para receber o benefício do Bolsa Família, o apoio com a cesta básica. Esse espaço também é a porta para os serviços de fortalecimento de vínculos para famílias”, afirmou Bruno Reis.
O prefeito reforçou ainda que o programa Vida Nova tem sido uma das principais estratégias do município para mudar a realidade das famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza. A iniciativa conta com cerca de 500 agentes que percorrem as comunidades para que essa população tenha acesso ao direito de progressão social e de autonomia financeira.
Serviços no Cras
Entre os serviços oferecidos estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), assim como encaminhamentos para benefícios como auxílio-natalidade, auxílio-moradia e alimentação.
“É uma unidade que também oferece capacitação profissional. Para isso, temos parcerias com o programa Agente Empreendedor, além de ações voltadas à inclusão produtiva e à inserção de jovens no mercado de trabalho”, frisou o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.
CadÚnico
Já o novo posto do CadÚnico, entregue ao lado do Cras, vai descentralizar os atendimentos. Com isso, os moradores do Subúrbio não precisarão mais se deslocar para o centro da cidade para efetuar ou atualizar o cadastro.

O horário de funcionamento do local é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e a estimativa é de 250 atendimentos por dia, sem necessidade de agendamento.