
Ritmo que faz a festa da galera em vários lugares do Brasil, o arrocha foi criado na Bahia e está prestes a se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) protocolou um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para ‘eternizar’ o gênero musical.
Em entrevista ao Portal MASSA!, o parlamentar baiano explicou o motivo de tentar avançar com o projeto na Alba.
“A Bahia é um verdadeiro caldeirão cultural, com ritmos que nasceram aqui e ganharam o Brasil e o mundo. Entre tantos ritmos da nossa Bahia, escolhemos o arrocha porque ele traduz a alma do povo baiano. Esse gênero nasceu no Recôncavo, no interior, em cidades como Candeia, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, lá no final dos anos 90, como uma expressão legítima da música popular romântica”, disse.
Leia Também:
Ainda de acordo com Hilton, o reconhecimento de um dos gêneros musicais preferidos do povo baiano é uma reparação histórica.
Reconhecer o Arrocha com patrimônio cultural e material é fazer justiça ao ritmo que nasceu das bases populares
Hilton Coelho
“Hoje, o gênero movimenta a economia, gera emprego. Projetou a Bahia para o Brasil e reforça a nossa identidade cultural e entendemos que ainda precisa de uma valorização ainda maior e, por isso, reconhecer o Arrocha com patrimônio cultural e material é fazer justiça ao ritmo que nasceu das bases populares”, afirmou.
Ele também ressaltou a história por de trás do ritmo e destacou que o público se identifica com o arrocha pela realidade vivida.
“O Arrocha bebeu uma seresta do brega e da sofrência, e logo se espalhou pelas festas populares e vaquejadas, conquistando as periferias urbanas e as comunidades rurais. É o ritmo que fala de amor, dor, saudade e superação, sentimentos que fazem parte da vida real do nosso povo”, finalizou o deputado estadual.
Agora, o projeto agora vai passar pelas comissões da Alba. Comissão de Constituição e Justiça, depois a de Educação e Cultura. A expectativa de Hilton Coelho é que até o fim do ano o PL seja aprovado por unanimidade na Casa.
Ícone baiano celebra reconhecimento
Um dos maiores nomes da história do arrocha, Silvano Salles celebrou a iniciativa do parlamentar baiano e revelou que espera que o arrocha tenha o devido reconhecimento, como o pioneiro artista já tem colhido alguns frutos do próprio sucesso.

“Eu achei essa ideia o máximo! Faço as palavras do deputado às minhas. O arrocha, ritmo genuinamente baiano, vem ganhando uma enorme proporção nacional e internacionalmente. Só ano passado, salvo engano, fui o primeiro artista do gênero a realizar turnê Internacional. Foram duas na Europa e uma nos Estados Unidos com casa cheia, graças a Deus. O ator e cantor norte-americano Will Smith postou foto da família no feed do Instagram com música minha de fundo musical”, iniciou.
Faço votos que esse Projeto de Lei seja aprovado, pois fortalecerá ainda mais esse movimento, que tem cada dia mais revelado tantos talentos.
Silvano Salles
"Temos o Festival 10 Horas de Arrocha, que nasceu em Salvador e hoje acontece até em Brasília. O arrocha merece ser Patrimônio Imaterial da Bahia. Vai ser demais”, finalizou o cantor.
Artistas de fora enaltecem história baiana
Artistas que fizeram a festa do público no 10 Horas de Arrocha, no último sábado (16), em Salvador, também se posicionaram a favor do projeto. O Massa! esteve no evento e ouviu a opinião de alguns cantores.
Apesar de serem sergipanos, Aldiran Santana, Devinho Novaes e Klessinha elogiaram a iniciativa de Hilton Coelho e enalteceram os pioneiros do arrocha baiano.
“O arrocha nasceu aqui na Bahia, em Candeias. Os maiores do arrocha: Nara Costa, Pablo, Silvano Salles, Tayrone, Asas Lives, Márcio Moreno todos esses têm que ser reconhecidos”, afirmou Aldiran.

Ainda segundo o vocalista da banda Unha Pintada, os mais novos devem reconhecer o valor de quem deu os primeiros passos no ritmo musical.
“A gente está em uma nova geração, eu tenho 14 anos na estrada, mas se falou em arrocha tem que reconhecer principalmente quem está na ativa. Eu mesmo, como se fala no velho de ditado, tenho que dá benção, principalmente para Pablo, Tayrone e Silvano. Eu me criei com essas referências”, acrescentou o cantor.
Devinho Novaes também celebrou o avanço do arrocha em todo Brasil e demonstrou surpresa com o atual momento do gênero. “Hoje o arrocha está uma ascensão maravilhosa, a gente ver como é o mercado hoje. Eu nunca pensei que o arrocha ia ter esse crescimento todo, mas graças a Deus hoje está na boca da galera”, disse.

Por fim, a cantora Klessinha afirmou que grandes nomes baiano são responsáveis pelo arrocha fazer tanto sucesso atualmente e considerou justa a homenagem na Bahia. “Pablo, Nara Costa, Silvano Salles, Tayrone, Márcio Moreno consagraram o arrocha e daí gerou muita banda boa”, destacou a artista.
