
O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) levou um botijão de gás vazio ao plenário da Câmara dos Deputados, durante a sessão desta terça-feira (4). Com o objeto no ombro, o parlamentar protestou contra o preço do gás de cozinha e acusou o setor de ser controlado por um cartel. No botijão, ele escreveu frases como “roubo no preço” e “contra a máfia”.
Leia Também:
Durante o discurso, Isidório afirmou que muitas famílias têm voltado a cozinhar com lenha, carvão ou álcool devido ao custo do botijão. Ele ainda citou o risco de acidentes domésticos, alertando para queimaduras e incêndios.
Programa do Governo Federal
O deputado elogiou a medida provisória que institui o programa Gás do Povo, lançado pelo Governo Federal. A iniciativa vai garantir a recarga gratuita do botijão de 13 quilos em pontos credenciados para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A operação do programa envolve os ministérios do Desenvolvimento Social e de Minas e Energia, além da Caixa e da Dataprev. A estimativa é atender cerca de 50 milhões de brasileiros.
O deputado baiano é conhecido por ações performáticas no plenário. Em outras ocasiões, já discursou segurando uma boneca e entoando cânticos religiosos durante debates.
