25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Precatórios do Fundef - 24/08/2023, 21:58 - Lucas Franco

"Minoria de infiltrados", diz Leandro sobre vaias de professores

Deputado bolsonarista votará contra projeto enviado pelo governador

Deputado estadual Leandro de Jesus (PL)
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) |  Foto: Lucas Franco / Ag. A TARDE

Em noite de votação de dois projetos de lei enviados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um opositor do governo levou vaias da classe que defendeu em seu discurso no plenário, nesta quinta-feira (24). O parlamentar bolsonarista Leandro de Jesus (PL) chegou a dizer no discurso “vocês me vaiam, mas mesmo assim eu voto por vocês”, se direcionando aos professores que o vaiaram.

Em entrevista, porém, Leandro alegou que os professores que o repudiaram durante sua fala são seus adversários políticos. "É a incoerência de uma minoria ali, que na realidade é ligada a sindicato. São infiltrados que estão ali muito mais para defender o governo e uma ideologia perversa do que em fazer justiça", afirmou.

Os projetos em votação são a regulamentação do pagamento da segunda das três parcelas dos precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) e a articulação do empréstimo da Caixa de R$ 400 milhões para o Governo do Estado.

Motivos para os ânimos exaltados

Muitos professores da rede estadual reivindicam que os precatórios sejam pagos com os juros e correções do período em que eles deixaram de receber a verba do Fundef, de 1998 a 2006.

O Supremo Tribunal Federal (STF) não obriga os estados a pagarem os precatórios com os juros e correções, mas também não os proíbe. Alguns professores que não concordam com o projeto enviado por Jerônimo à Alba fizeram protestos. A segurança na casa legislativa foi reforçada com policiais de choque.

Leia mais: “O que a lei obriga”, diz governador sobre pagamento do Fundef

Confira: STF forma maioria para diferenciar usuário e traficante de maconha

Veja também: STF: Mendonça pede vista e adia julgamento sobre porte de drogas

exclamção leia também