
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está internado desde o dia 13 de abril, foi intimado por uma oficial de Justiça nesta quarta-feira (23). A ação foi realizada para informá-lo sobre a abertura do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual ele será julgado por tentativa de golpe de Estado.
Leia Também:
A coluna de Paulo Capelli, do portal Metrópoles, obteve imagens da oficial de Justiça circulando pelo Hospital DF Star, em Brasília, onde Bolsonaro está internado. A situação gerou indignação entre bolsonaristas, que consideraram que faltou sensibilidade ao enviar a intimação diante do estado de saúde do ex-presidente.
O STF respondeu, por meio de nota, que já havia postergado o envio da intimação anteriormente e ressaltou que Bolsonaro realizou uma live na terça-feira (22), o que indicaria que ele já estaria apto a receber a notificação.
Bolsonaro é investigado por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado.
Confira nota do STF na íntegra:
A citação dos réus (Núcleo 1) informando o início da ação penal e a intimação para apresentação de defesa foram determinadas em 11 de abril. Todos os réus já haviam sido citados entre os dias 11 e 15 de abril.
Em virtude da internação do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça. A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4).