28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Coisa feia! - 23/04/2025, 14:30 - Da Redação

Prefeito eleito de Pojuca é alvo de denúncia por compra de apoio

Grupo político liderado por Luizinho Trinchão e Duda Leite teria oferecido dinheiro para que vereadores da oposição desistissem de suas candidaturas

Prefeito de Pojuca, Luizinho Trinchão (PSD)
Prefeito de Pojuca, Luizinho Trinchão (PSD) |  Foto: Reprodução

O prefeito eleito de Pojuca, Luizinho Trinchão (PSD), e o ex-prefeito Duda Leite (PSDB) estão sendo acusados de pagar vereadores para desistirem de suas candidaturas e aderirem ao grupo governista nas eleições de 2024. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi movida pelo ex-candidato a prefeito Jocelito Grilo de Santana (PRD).

Leia Também:

Segundo a denúncia, lideranças políticas teriam sido cooptadas com ofertas de até R$ 25 mil para abandonar seus grupos, desistirem das candidaturas e apoiar Luizinho Trinchão. Uma das pessoas que teria aceitado a proposta foi o então candidato a vereador Adenilton Paulino da Silva (PRD).

Vale ressaltar que Adenilton, também conhecido como Nilton do Riachão, de fato renunciou à sua candidatura.

O Portal Massa! teve acesso à ata notarial com depoimentos e constatação dos fatos, na qual a também candidata a vereadora Marli Nascimento de Jesus afirma que Nilton fez uma proposta financeira a ela e a outras lideranças da oposição para que aderissem ao grupo de Trinchão. A denúncia foi formalizada com áudios de Adenilton, nos quais ele confirma que tanto Luizinho Trinchão quanto Duda Leite estavam cientes e lideravam o processo de cooptação.

Não é só em Pojuca

Casos semelhantes fortalecem a tese da acusação. A denúncia segue um padrão já observado em outras decisões judiciais recentes na Bahia. Em Ubaitaba, por exemplo, a Justiça declarou a inelegibilidade do ex-prefeito Beda por abuso de poder econômico e político. Em Conceição do Almeida, a prefeita e o vice correm risco de perder os cargos por contratações em massa na véspera da eleição. Já em Maragogipe, o Ministério Público solicitou a cassação dos mandatos do prefeito e do vice por práticas semelhantes às denunciadas em Pojuca.

Quais são os próximos passos?

Na AIJE pojucana, os pedidos incluem a cassação imediata da diplomação de Luiz Trinchão e Lenivaldo Palmeiras, a declaração de inelegibilidade de Carlos Eduardo Bastos Leite e a convocação de novas eleições, com base nos artigos 41-A da Lei nº 9.504/97 e 22 da Lei Complementar nº 64/90.

O Ministério Público Eleitoral já foi acionado e deve se manifestar sobre o caso, que também pode envolver atos de improbidade administrativa e crime de corrupção eleitoral, conforme previsto no artigo 299 do Código Eleitoral.

O que afirma a denunciante?

O Massa! entrou em contato com Marli Nascimento de Jesus, que disse que não iria se manifestar e que já deixou tudo claro no processo.

Prefeitura de Pojuca

A reportagem também entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Pojuca, mas, até o momento, não obteve retorno.

Confira denúncia:

.pdf 0.84.mb

exclamção leia também