27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Falso? - 18/09/2024, 07:16 - Da Redação - Atualizado em 18/09/2024, 07:37

Médico afirma que Pablo Marçal fingiu fratura após ataque de Datena

Profissional fez uma publicação nas redes sociais sobre o assunto

Médico é formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Médico é formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |  Foto: Reprodução

A confusão envolvendo Pablo Marçal e o apresentador José Luiz Datena, candidatos à Prefeitura de São Paulo, segue rendendo. Desta vez, o médico Bruno Gino, mestre pela Universidade de Ontário e especialista em Saúde Pública no Canadá, afirmou que Marçal teria fingido uma fratura de costela após ser agredido com uma cadeira por Datena, no último domingo (15), durante um debate.

Leia também:

Bruno Reis defende legado na saúde e revela maior problema na área
Tábata Amaral é questionada por viagens de jatinho a Feira de Santana

A alegação foi feita por Gino após uma análise da foto divulgada pelo próprio Marçal em suas redes sociais. Na imagem, o empresário aparece com uma pulseira de identificação hospitalar da cor verde, usada para pacientes com casos considerados de “baixa urgência”. Segundo Gino, esse detalhe seria um indício de que Marçal exagerou sobre a gravidade da lesão.

"Sou médico há quase 10 anos [...]. Posso afirmar com propriedade: se alguém chegar até você dizendo que teve uma fratura de costela e falta de ar com uma pulseira dessa cor, o código do CID é Z765”, escreveu o médico em uma rede social, referindo-se à classificação do CID Z765, que se refere à “simulação consciente” de doença, ou seja, a pessoa está fingindo estar doente.

A pulseira verde, segundo o protocolo de classificação de risco utilizado em emergências hospitalares, indica que o paciente pode aguardar até 120 minutos para ser atendido, sem a necessidade de atendimento imediato. Isso contrasta com as alegações de Marçal sobre a gravidade do caso.

A declaração de Gino provocou uma onda de reações nas redes sociais, especialmente entre os apoiadores de Marçal, que contestaram a acusação.

exclamção leia também