24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Agressão - 16/09/2024, 07:03 - Jaísa de Almeida

Datena agride Marçal com cadeirada durante debate; veja o vídeo

O candidato do PSDB foi expulso após episódio de violência em transmissão ao vivo.

Imagem ilustrativa da imagem

Durante o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, transmitido pela TV Cultura, neste domingo (15), José Luiz Datena (PSDB) agrediu o Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada. O conflito teve início quando influenciador mencionou uma acusação de assédio sexual contra Datena, feita em 2019 pela ex-repórter da Band, Bruna Drews.

Leia mais:

Morre conselheiro do TCE, Pedro Lino, aos 73 anos

Lula e primeira-dama sobrevoam Parque Nacional após incêndio

Na época do incidente, a jornalista levou o caso ao Ministério Público de São Paulo, mas se retratou em cartório meses depois, alegando ter sido orientada pelos advogados do apresentador. Embora o caso tenha sido arquivado, Pablo insistiu na provocação, o que levou Datena a responder: "A pessoa que me acusou se retratou publicamente, pediu desculpas a mim e à minha família."

O confronto verbal escalou após Marçal questionar a possível desistência de Datena na disputa pela prefeitura e o provocou. "Você atravessou o debate esses dias para me dar um tapa, você não é homem nem para fazer isso.” Irritado, o apresentador levantou uma cadeira e avançou em direção ao oponente, onde o acertou com o objeto. Após o incidente, Datena foi expulso do debate.

Pablo Marçal também deixou os estúdios da TV Cultura para receber atendimento médico, alegando suspeita de fraturas e dificuldades para respirar. Após o incidente, os demais candidatos — Guilherme Boulos (Psol), Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helen (Novo) — optaram por continuar o debate.

Em nota, a assessoria de imprensa do influenciador informou que o candidato apresenta ferimentos, suspeita de fraturas na região torácica e dificuldades para respirar, e que aguarda a tomada de medidas judiciais. Em uma breve coletiva após o debate, Datena classificou a agressão como uma “reação humana que não pode conter” e afirmou que deveria ter simplesmente saído do debate ao ouvir as acusações.

Assista o vídeo:

A TV Cultura expressou, em nota, pesar pelo episódio e afirmou ter seguido as providências previstas nas regras do debate. “A emissora reitera que, após a agressão, todas as medidas foram tomadas conforme as regras estabelecidas previamente – por escrito, entre a Cultura e as campanhas de todos os candidatos presentes –, incluindo a expulsão do candidato José Luiz Datena.”

exclamção leia também