
A pesquisa Latam Pulse/Atlas divulgada nesta terça-feira (8) mostrou que o nível de confiança dos brasileiros no Congresso Nacional está extremamente baixo. Segundo levantamento, apenas três pontos percentuais dos entrevistados afirmaram ter “muita” confiança na instituição.
Leia Também:
O dado mostra que a grande maioria demonstra ceticismo: 27 p.p dizem ter "pouca" confiança e 63 p.p declararam não confiar de forma alguma no Congresso. Outros 2 p.p não souberam ou não quiseram opinar sobre o assunto.
Crise do IOF
O resultado sai em meio a polêmica em torno do decreto do governo federal que eleva as alíquotas do IOF. Em junho, a derrubada do decreto foi pautada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta. Cerca de duas horas após ter sido derrubado, o decreto também foi rejeitado em votação simbólica no plenário do Senado Federal.
A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou, na terça, 1º, a ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) no intuito de reverter a derrubada do decreto. Segundo o ministro da AGU, Jorge Messias, a ação declaratória de constitucionalidade (ADC) foi apresentada após solicitação feita por Lula e com base em estudo técnico e jurídico solicitado ao órgão na semana anterior.
Na última sexta, 4, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes anunciou a suspensão dos efeitos de decretos da Presidência da República e do Congresso Nacional que tratam do Imposto sobre o IOF.
Judiciário
O levantamento da Latam Pulse/Atlas revelou também que o nível de confiança dos brasileiros no Judiciário apresenta índices moderados, porém ainda preocupantes. Segundo a pesquisa, 22 pontos percentuais dos entrevistados afirmaram ter "muita" confiança no Judiciário, enquanto 23 p.p disseram ter "alguma" confiança.
O percentual de entrevistados que declarou não confiar de forma alguma no Judiciário foi de 42 pontos percentuais, enquanto 11 pontos percentuais indicaram ter “pouca” confiança na instituição.
No Brasil, o Poder Judiciário é dividido em órgãos que atuam em diferentes esferas e níveis de jurisdição. No topo estão o Supremo Tribunal Federal (STF) e os tribunais superiores, responsáveis por uniformizar a justiça e resolver conflitos entre instâncias inferiores.
Além disso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fiscaliza a administração dos tribunais e a conduta dos magistrados.
TSE
O levantamento também revelou que a confiança dos brasileiros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está dividida. 36 p.p dos entrevistados afirmaram ter “muita” confiança no TSE, enquanto 16% declararam ter “alguma” confiança.
Por outro lado, 8 p.p dos entrevistados relataram ter “pouca” confiança no órgão, e 39 p.p disseram não confiar de forma alguma no tribunal responsável pela organização das eleições no país.
O resultado indica que, apesar do papel central do TSE na garantia da democracia eleitoral, a instituição ainda enfrenta desafios para conquistar a total confiança da população.
Democracia é a melhor forma de governo ?
A mesma pesquisa Latam Pulse/Atlas também abordou a opinião dos brasileiros sobre a democracia como forma de governo. A maioria (81,5%), concorda totalmente que a democracia é a melhor forma de governo. Outros 12,7% concordam parcialmente com essa afirmação.
Apenas 4,1% dos entrevistados discordam parcialmente, enquanto 1,6% discordam totalmente. Uma parcela mínima, 0,2%, não soube ou não quis opinar.
Os números indicam que, apesar do ceticismo em relação a algumas instituições, a democracia mantém forte respaldo entre a população brasileira.

Pesquisa Latam Pulse Atlas & Bloomberg
O levantamento Latam Pulse ouviu 2.621 brasileiros entre os dias 27 e 30 de junho de 2025, por meio da metodologia Atlas RDR, feita pela internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
AtlasIntel/A TARDE
O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.
Em 2024, a AtlasIntel continuou sua parceria com A TARDE, tendo divulgado pesquisas em diversas cidades do estado.