
A estratégia do Palácio do Planalto em lançar a campanha ricos x pobres ao defender a taxação dos super-ricos, como justiça tributária, vem surtindo efeito na imagem do presidente Lula (PT). Isso se reflete na mais recente pesquisa Latam Pulse, feita em parceria com a AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (8).
Os dados mostram uma recuperação na aprovação da gestão do petista, que subiu 2,1 pontos percentuais, no mês de junho. Esse é o maior patamar do ano registrado, em comparação com a série temporal.
Nesse sentido, dos números ilustram que 47,3% dos brasileiros aprovam o governo. Já outros 0,9% dos entrevistados pelo instituto não souberam responder ao questionamento.
A desaprovação do terceiro mandato de Lula também apresentou queda. Apesar de superar os números da aprovação, quando comparado ao mês de maio, a rejeição ao petista caiu em 2 pontos, de 53,7% para 51,8%.

Do mesmo modo, a avaliação negativa do governo caiu 0,9 pontos desde a última pesquisa. Assim, são 51,2% dos brasileiros que consideram o governo “ruim” ou “péssimo”.
Aqueles que consideram o governo “ótimo” ou “bom” são 41,6% no levantamento, resultado praticamente estável. Já os que consideram a gestão "regular" aumentaram 1,2 ponto e saíram de 6% para 7,2%.
O levantamento ouviu 2.621 brasileiros entre os dias 27 e 30 de junho de 2025, por meio da metodologia recrutamento digital aleatório, feita pela internet. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Governo Lula x governo Bolsonaro
A pesquisa, divulgada pelo Atlasintel, parceiro de A TARDE, também fez uma avaliação setorial comparado o terceiro mandato de Lula com o antigo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os setores que figuram o top 5 que ranquearam o melhor desempenho com a atuação de Lula (PT) comparado com a de Bolsonaro (PL), aparecem essas:
Relações Internacionais;
Ambiente de negócios e geração de emprego;
Comércio internacional;
Direitos humanos e igualdade racial;
Políticas sociais e redução de pobreza.

Região
A região que mais aprova o governo Lula (PT) é o Nordeste, sendo 56,8% dos entrevistados pelo instituto. A opinião é seguida pelo Sudeste, com 47,4% dos brasileiros, seguida pelo Centro-Oeste, com 43,8%.
Atlasintel/A TARDE
O Instituto Atlasintel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.
Em 2024, a Atlasintel continuou sua parceria com A TARDE, tendo divulgado pesquisas em diversas cidades do estado durante as eleições municipais.