
Em meio às discussões sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a avaliação positiva do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avançou no mês de junho, conforme mostra a nova pesquisa Latam Pulse feita em parceria com a AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (8).
Leia Também:
Segundo o levantamento, a imagem negativa do ministro caiu cinco pontos percentuais, enquanto a positiva subiu três pontos. Embora a avaliação negativa ainda supere a positiva, o saldo (-6 pontos) é o menor registrado desde janeiro de 2025, sinalizando uma melhora consistente na percepção da atuação do ministro.
Em maio, Haddad tinha 42% de avaliação positiva entre os líderes políticos, percentual que subiu para 45% em junho. Já a percepção negativa recuou de 56% para 51%.
Por outro lado, a imagem do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, continua fortemente negativa. Apesar de um leve avanço na avaliação positiva (4 p.p), o saldo segue amplamente desfavorável, uma das piores avaliações entre os líderes políticos analisados.

As avaliações ocorrem durante a polêmica em torno do decreto do governo federal que eleva as alíquotas do IOF. A medida, alvo de duras críticas do mercado financeiro, foi derrubada na última sexta, 4, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão gerou forte insatisfação entre integrantes do governo e foi classificada como 'inconstitucional' pelo próprio presidente Lula.
Avaliação de Lula
A imagem positiva de Lula, entre os líderes políticos, teve uma leve alta de 2 pontos, enquanto a avaliação negativa recuou 1 ponto. O presidente passou de 45% para 47% em avaliação positiva entre maio e junho. Já a percepção negativa caiu de 54% para 53%.

Já aprovação por cruzamentos demográficos no âmbito renda familiar até R$ 5 mil, o mandatário teve 52,8% de aprovação.
Pesquisa Latam Pulse Atlas & Bloomberg
O levantamento Latam Pulse ouviu 2.621 brasileiros entre os dias 27 e 30 de junho de 2025, por meio da metodologia Atlas RDR, feita pela internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
AtlasIntel/A TARDE
O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.
Em 2024, a AtlasIntel continuou sua parceria com A TARDE, tendo divulgado pesquisas em diversas cidades do estado.