25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

homenagem - 23/08/2023, 18:06 - Agência Brasil

Luto: STF presta um minuto de silêncio para mãe Bernadete

Ministra Rosa Weber fez questão de relembrar o encontro que teve com a líder quilombola

Homenagem foi feita durante a assembleia da tarde desta quarta-feira (23)
Homenagem foi feita durante a assembleia da tarde desta quarta-feira (23) |  Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) prestou um minuto de silêncio, durante uma sessão, nesta quarta-feira (23), em memória de Maria Bernadete Pacífico, líder quilombola de 72 anos, também conhecida como Mãe Bernadete, que foi vítima de homicídio a tiros no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA), na semana passada.

Durante o início da assembleia na tarde de hoje, a ministra Rosa Weber fez menção ao encontro que teve no mês passado com Mãe Bernadete, em que conversou sobre os relatos dela em relação aos episódios de violência ocorridos nas comunidades quilombolas.

Leia mais

CBF define data e horário do sorteio das decisões da Copa do Brasil

Caso Bernadete: SSP e PF botam assassinos no radar com sangue no olho

Programa de proteção será revisado após assassinato de Mãe Bernadete

Jero se reúne com envolvidos na investigação do caso Mãe Bernadete

"Fatos como esse mostram que nós temos um longo caminho a percorrer como sociedade no sentido de um avanço civilizatório, no sentido da efetivação dos direitos fundamentais, que a nossa Constituição cidadã assegura a todos", declarou.

Antes do assassinato, na condição de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra anunciou a instalação de um grupo de trabalho para elaborar propostas para ampliar a atuação do Judiciário nos processos envolvendo comunidades quilombolas.

Após o crime, o governo da Bahia decidiu revisar todos os protocolos de proteção de defensores de direitos humanos. O governo estadual também anunciou que está reforçando a segurança de ativistas do Quilombo Pitanga dos Palmares, onde o crime ocorreu e de outras comunidades.

Os parentes de Mãe Bernadete foram retirados da comunidade e levados para outros locais. O caso é investigado pela Polícia Civil.

exclamção leia também