
Na data comemorativa do Dia do Feirante, nesta segunda-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve no Mercado de Peixes da Feira de São Joaquim, no bairro do Comércio, em Salvador, durante a manhã, para visitar o local e autorizar as obras de recuperação do atracadouro.
Leia Também:
O serviço visa realizar uma modernização do trapiche, onde embarcações com produtos chegam do Recôncavo, das ilhas ou de outros municípios para o comércio na capital baiana. Além disso, serão construídos um galpão de carnes, blocos para comércios variados, estacionamento e uma via perimetral com calçadão à beira da Baía de Todos-os-Santos.
Em entrevista à imprensa, o parlamentar enfatizou o dia simbólico. "Abraçar cada um, cada canto da Bahia onde tem uma feira, seja ela em mercado, seja ela em feira livre, é importante. É um público muito importante para a economia de cada canto. E nem sempre, às vezes, encontra um lugar decente. Às vezes falta-lhes um sanitário, falta-lhes um lugar de alimentação. Nós estamos aqui hoje, escolhendo a Feira de São Joaquim, para demonstrar a importância que nós damos à vida da categoria dos feirantes", disse.

Com um investimento de cerca de R$ 360 mil no total, Jerônimo afirmou que a expectativa é de que esta etapa dos trabalhos, onde serão comercializadas as carnes e as vísceras, seja concluída em meados de dezembro. Segundo o governador, ainda há mais serviços a fazer no local.
"Teremos aqui ainda, nessa parte, um ambiente para que o sindicato possa se reunir. Estamos vendo a possibilidade real de um teatro aqui dentro, um auditório para reuniões, para capacitação, mas também para eventos. Trazermos eventos para cá, para dentro, para garantirmos que, depois do evento, as pessoas provem da culinária que é comercializada aqui, comprem suas lembranças, seus produtos", afirmou.
Conforme o político, 157 boxes de carnes, vísceras, bares e restaurantes serão instalados. Eles contarão com água, ponto de água, ponto de luz, freezer e outros benefícios para que os vendedores possam realizar a manutenção do produto e comercializá-los.
O secretario do Turismo, Maurício Bacelar, afirmou que o Mercado de Peixes é o maior centro de abastecimento do Norte e Nordeste do Brasil, destacando que as obras de requalificação têm grande importância turística e cultural, contribuindo para a Bahia se destacar no mapa do turismo.

"É assim, com essas ações do turismo, que o IBGE aponta que a Bahia é o Estado do Brasil que mais cresce no volume da atividade turística. É este trabalho que faz com que a Polícia Federal e o Ministério do Turismo apontem a Bahia como principal ponto de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste. É por esse trabalho que as principais plataformas de vendas de viagem colocam a Bahia sempre entre os principais pontos de vendas turísticas do Brasil", apontou.