30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Será? - 11/09/2024, 17:56 - Da Redação

Horário de verão de volta? Veja o que o governo diz sobre tema

Medida foi extinta no ano de 2019 no início do governo Bolsonaro

Governo discute medida por conta de secas
Governo discute medida por conta de secas |  Foto: Denisse Salazar | Ag. A TARDE

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse nesta quarta-feira (11) que o governo avalia implementar a volta do horário de verão para economizar energia diante do cenário de estiagem no Brasil. "Nós estamos na fase de avaliação da necessidade ou não de horário de verão", indicou.

Leia mais:
Deputado baiano afirma que Nikolas Ferreira nunca trabalhou na vida
Nova ministra é acusada de superfaturamento de material escolar
Lula garante que irá tratar bem venezuelanos no Brasil

A discussão ocorre neste momento por conta da seca no país e na possibilidade desse instrumento ser usado para economizar energia. Estudos feitos no passado demonstraram, porém, que a medida estava com um efeito contrário: gastando-se mais energia do que o normal, por conta dos hábitos de consumo.

Quando o horário de verão foi extinto?

O horário de verão foi extinto no início do governo Jair Bolsonaro, em 2019. Naquele momento, houve uma avaliação técnica de que o horário não fazia mais sentido do ponto de vista do setor elétrico.

Anteriormente, a ação foi instituída no Brasil em 1931. O objetivo era economizar energia. Com a luz solar por mais tempo durante o dia, diminuía o uso de lâmpadas, chuveiros e outros aparelhos elétricos quando as pessoas voltavam do trabalho.

No passado, as pessoas e empresas eram estimuladas a encerrarem suas atividades do dia com a luz do sol ainda presente, evitando que muitos equipamentos estivessem ligados quando a iluminação noturna era acionada.

Porém, recentemente, mudanças de hábitos, diante dos novos horários de trabalho e o uso maior do ar-condicionado, mostraram que o impacto do horário de verão na redução do consumo de energia praticamente deixou de existir.

exclamção leia também