A vitória de Fernanda Torres na premiação do Globo de Ouro, neste domingo (5), foi exaltada pelo governo Lula (PT). Os ministérios das Relações Exteriores e da Cultura emitiram uma nota conjunta, nesta segunda-feira (6), celebrando a condecoração da atriz brasileira.
Leia mais:
Saiba as chances de Fernanda Torres no Oscar após vencer Globo de Ouro
Totalmente aclamada! Baianos elogiam Fernanda Torres por Globo de Ouro
Leia a crítica de 'Ainda Estou Aqui', filme que consagrou Fernanda Torres com o Globo de Ouro
“Trata-se de uma das distinções mais prestigiosas do mundo, entregue, desde 1944, a profissionais de cinema e televisão pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood”, diz um trecho da nota.
Torres foi premiada na categoria melhor atriz em filme de Drama, no longa 'Ainda Estou Aqui', em que interpretou Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971. Os ministérios ainda afirmaram que a premiação mostra a força do cinema brasileiro e engrandece a produção cultural do país.
“Esse mais novo reconhecimento internacional ao cinema brasileiro, além de ressaltar o talento de Fernanda Torres, demonstra que o Brasil possui produções cinematográficas da mais alta qualidade e realça a importância da promoção cultural brasileira de forma estratégica no exterior”.
Em nota, as pastas ainda relembram as demais premiações concedidas as obras nacionais, sendo uma no Globo de Ouro e outra no Festival de Cannes.
“Esta premiação contribui para maior divulgação do cinema nacional no exterior, tal como foi o caso com a concessão da Palma de Ouro ao filme "O Pagador de Promessas", no Festival de Cannes de 1962, e do Globo de Ouro ao filme "Central do Brasil", em 1999”, diz outro trecho.