O Brasil celebrou a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, no último domingo (5), onde se tornou a primeira brasileira a ganhar o prêmio de Melhor Atriz em Filme Dramático por sua atuação em 'Ainda Estou Aqui'. A premiação é considerada um dos principais termômetros para o Oscar.
Leia mais:
Leia a crítica de 'Ainda Estou Aqui', filme que consagrou Fernanda Torres com o Globo de Ouro
Totalmente aclamada! Baianos elogiam Fernanda Torres por Globo de Ouro
Fernanda superou concorrentes de peso como Nicole Kidman ("Babygirl"), Angelina Jolie ("Maria Callas"), Kate Winslet ("Lee"), Tilda Swinton ("O quarto ao lado") e Pamela Anderson ("The last showgirl").
Sua vitória, aliada ao fato de o filme de Walter Salles estar na lista de pré-indicados ao Oscar, aumentam as chances de indicação para Melhor Atriz, embora o caminho não seja fácil.
No Oscar, os melhores atores competem em uma única categoria com cinco indicados, diferente do Globo de Ouro, que separa os prêmios por gênero. Assim, Fernanda não enfrentou concorrentes de comédia ou musical, como Demi Moore (A Substância), Cynthia Erivo (Wicked) e Mikey Madison (Anora).
Além disso, os votantes do Globo de Ouro, que são jornalistas estrangeiros, tendem a valorizar produções fora do eixo EUA-Reino Unido. Mesmo com desafios pela frente, a conquista de Fernanda é histórica e fortalece a campanha de Ainda Estou Aqui na corrida por uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional, reafirmando a força do cinema brasileiro.