
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta segunda-feira (18) que o Brasil deveria “entregar uma vitória” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como forma de reduzir o tarifaço que atinge exportações brasileiras.
Leia Também:
“Ele [Trump] gosta de mostrar resultado. Senta com um chefe de Estado, bate no peito e fala: ‘olha, consegui uma vitória’. Por que não fazer um gesto nesse sentido?”, afirmou Tarcísio, em evento na cidade de São Paulo.
O governador citou apenas questões econômicas como possíveis moedas de troca. “A gente não precisa do diesel da Rússia para nada. Será que não dá para fazer um gesto assim? Quantas empresas brasileiras investem nos Estados Unidos?”, questionou.
As falas de Tarcísio, focadas apenas no lado econômico, desagradaram Eduardo Bolsonaro, que defende que Washington espera do Brasil um recado político em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Tarifaço sufoca exportações
Desde o dia 6 de agosto, os EUA 'meteram' uma tarifa de 50% sobre vários produtos brasileiros, como café, carne bovina e maquinário pesado. A lista representa mais da metade (55%) de tudo o que o Brasil vende para os americanos.
O governo Trump alega que a decisão tem vários motivos: do processo contra Jair Bolsonaro no STF, acusado de tentar um golpe de Estado em 2022, até decisões da Justiça brasileira contra redes sociais e até o Pix, que segundo os americanos prejudica empresas dos EUA.