
O vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), de Balneário Camboriú, causou polêmica nesta quarta-feira (14), ao afirmar que o período da ditadura militar foi “a melhor época do Brasil”. A declaração foi feita na Câmara de Vereadores durante a votação para instituir o dia 3 de março como o Dia Municipal da Democracia na cidade.
Leia Também:
A proposta, de autoria do vereador Eduardo Zanatta (PT), visa homenagear o ex-prefeito da cidade, Higino João Pio, que foi morto em 1969, durante a ditadura militar. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro minimizou o golpe de 1964, alegando que houve apoio popular e do Congresso.
“Que golpe foi esse em 64? O povo foi às ruas pedindo que os militares assumissem o poder, com medo do comunismo. O Congresso votou e elegeu Castelo Branco. Que golpe foi esse?”, disparou Jair Renan.
O vereador Marcos Kurtz (Podemos) rebateu o filho de Bolsonaro e destacou que a homenagem não tem nada a ver com a esquerda, mas sim com a valorização de um político que não pôde assumir seu mandato por conta da repressão do regime militar.
“A ideia aqui é instituir o Dia da Democracia para realmente valorizar esse prefeito, que foi eleito, não pôde exercer seu mandato e foi morto durante o período em que deveria estar à frente da cidade”, enfatizou o vereador.