25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Acabou a farra! - 15/05/2025, 07:30 - Da Redação

Três vereadores têm mandatos cassados no interior da Bahia

Partidos foram acusados de fraudar cota de gênero

Prefeitura de Valença
Prefeitura de Valença |  Foto: Reprodução/Google Street View

Três vereadores de Valença tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral após uma ação movida pelo partido Podemos. Os edis Fabrício Fonseca Lemos, Isaías dos Santos Nascimento e Benvindo Luz perderam suas cadeiras por conta de irregularidades no cumprimento da cota de gênero nas eleições de 2024.

Leia Também:

A Federação Fé Brasil (composta por PT, PV e PCdoB) e o PDT também foram impactados com a decisão, já que a Justiça determinou a cassação dos suplentes. Com isso, será realizada a recontagem do quociente eleitoral e partidário, o que deve alterar a composição da Câmara Municipal de Valença.

As legendas são acusadas de utilizarem candidaturas laranjas para fraudar a cota de gênero exigida pela legislação eleitoral. Uma das candidatas da coligação obteve apenas 3 votos — sem contar com o seu próprio — e não apresentou nenhum registro de propaganda eleitoral.

No caso do PDT, outra candidata recebeu apenas 5 votos, também sem qualquer campanha visível. Segundo as investigações, ela teria sido convencida a concorrer em troca de uma promessa de emprego para sua filha.

Jogada política

Segundo informações apuradas pelo Portal Massa!, a cassação dos vereadores em Valença pode ter motivações que vão além da fraude na cota de gênero. Os parlamentares que perderam os mandatos faziam parte da base do prefeito Marcos Medrado (PV) e devem dar lugar a nomes ligados ao grupo político da ex-candidata a prefeita Jucelia Nascimento (Podemos).

O grupo de Jucelia, que vinha perdendo força no município, deve ganhar um novo fôlego com a ocupação de até quatro cadeiras na oposição, dentro de um total de 15 vagas na Câmara Municipal.

exclamção leia também