25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eleições 2024

Sabatina - 19/09/2024, 22:00 - Vinicius Portugal

Kleber Rosa defende criação do Sistema Municipal de Segurança Pública

O candidato também pretende implementar o Conselho Regional para dar voz à população nos bairros

Candidato prometeu um projeto para auxiliar na Segurança Pública da cidade
Candidato prometeu um projeto para auxiliar na Segurança Pública da cidade |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Durante sabatina nesta quinta-feira (19), no A TARDE Eleições, o candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), garantiu que, caso seja eleito, irá criar o Sistema Municipal de Segurança Pública e Direitos Humanos.

"A ideia do sistema é pensar em todos os órgãos que o compõem, interagindo como um sistema funcional, com recursos destinados para serem executados ao longo de um ano, que é o período válido de um orçamento. Dentro desse sistema, haverá a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Direitos Humanos. A gente cria a secretaria dentro do sistema e traz a Guarda Municipal da Semop para essa secretaria", afirmou o candidato.

Leia mais:

Bruno Reis defende legado na saúde e revela maior problema na área

Kleber Rosa defende criação de plataforma para substituir aplicativos de transporte

Kleber Rosa rebate Bruno Reis e banca tarifa zero nos ônibus

Kleber Rosa também pretende implementar o Conselho Regional, dando voz à população de cada região para fiscalizar e ajudar o poder público a combater a violência na cidade.

"Por que é importante esses conselhos regionais? Porque o problema da segurança pública não é universal para todos os lugares da cidade. Cada região tem problemas específicos, e é preciso pensar em soluções que respeitem a dinâmica e a necessidade de cada lugar. Em alguns bairros, uma simples iluminação adequada resolve um problema de violência localizado. A urbanização de uma praça, a reforma de uma quadra de esportes ou a construção de um conjunto habitacional são soluções viáveis", avaliou Kleber.

O candidato também deu o exemplo de imóveis abandonados no centro da cidade, que poderiam ser usados para abrigar moradores de rua, garantindo uma vida mais digna para essas pessoas e, segundo ele, reduzindo a criminalidade na região.

"Temos no centro da cidade uma infinidade de casarões e prédios abandonados. Há muitas residências sem ninguém morando, suficientes para iniciar uma política de absorção de uma parte significativa das pessoas que estão nas ruas e não têm casa. Você garante a condição de moradia, ocupa esses espaços, promove a vida urbana e social, tira as pessoas da rua, o que inevitavelmente reduz os índices de violência no centro da cidade", exemplificou.

Kleber garantiu ainda que diversos setores da sociedade serão ouvidos no Conselho Regional.

"Esses conselhos serão compostos por representantes da sociedade civil de cada região: comerciantes, instituições religiosas, organizações sindicais, associações de moradores, grupos culturais, enfim, uma expressão da sociedade civil", concluiu o candidato.

Assista entrevista na íntegra:

exclamção leia também