O candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), rebateu o prefeito Bruno Reis e garantiu que a prefeitura tem capacidade de bancar a tarifa zero nos ônibus da cidade. A afirmação foi feita durante o programa A TARDE Eleições, na noite desta quinta-feira (19).
Bruno Reis, na terça-feira (17), também no A TARDE Eleições, afirmou que, para implementar a tarifa zero, a prefeitura teria que fechar escolas, hospitais e outros serviços essenciais. Kleber discordou dessa posição e apresentou números que, segundo ele, comprovam a viabilidade da medida, questionando o valor apontado pelo prefeito de R$ 1 bilhão para subsidiar o transporte público.
"Primeiro, questiono a fala do prefeito. A prefeitura, no ano passado, aprovou um subsídio para o transporte que corresponde quase à metade do custo do sistema. Obviamente, estou dizendo 'quase a metade' porque não considero o valor anunciado pelo prefeito de R$ 1 bilhão. Temos estudos que mostram que esse não é o custo real, e isso está diretamente relacionado à maneira como o sistema é gerido, com uma autonomia gigantesca por parte do setor empresarial, que praticamente dirige e gerencia o sistema de forma autônoma", afirmou Kleber Rosa.
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"Então, discordo desse valor referente ao sistema atual. Pelos nossos cálculos, R$ 300 milhões representam quase a metade do custo total do transporte. Então, por que seria utópico? Não faz sentido, se a prefeitura já financia uma parte significativa do sistema?", avaliou.
Kleber garantiu o sucesso da tarifa zero, lembrando que 103 cidades já implementaram a medida. Para o candidato, a efetividade do sistema já foi comprovada.
"Tanto é possível que temos mais de 100 cidades no Brasil com tarifa zero. E onde a tarifa foi implementada, houve sucesso, sem retrocesso. O sistema ganhou impulso, cresceu e tornou-se autossustentável. À medida que ele cresce, você cria uma relação com a cidade, impulsiona o desenvolvimento, gera empregos e, consequentemente, aumenta a arrecadação da prefeitura", assegurou o psolista.
Kleber explicou que a medida seria financiada tanto pela prefeitura quanto por empresas de médio e grande portes, além do Governo Federal, por meio de fundos para cidades.
"A proposta é objetiva: aumentar a participação da prefeitura nos subsídios, aumentar a contribuição dos setores empregadores de empresas médias e grandes a partir de 10 funcionários, e isentar a população. Com isso, a tarifa seria zerada e o custo dividido entre esses dois entes. Quando falo do setor público, estou me referindo à prefeitura, mas também estou considerando a política nacional de financiamento das cidades, que prevê recursos para mobilidade urbana, algo que o prefeito alega não conseguir", explicou.
A ideia de Kleber é que o preço das passagens diminua gradualmente, até alcançar a tarifa zero em até quatro anos.
"A meta é diminuir o custo e aumentar gradativamente a participação dos subsídios, reduzindo o valor da passagem até que possamos zerá-lo em quatro anos", concluiu o candidato do PSOL.
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