Faltando apenas 9 dias para as eleições municipais, dúvidas podem surgir em relação ao dia do pleito, sendo uma delas quem tem prioridade na hora do voto. Na Bahia, 76.198 eleitores têm alguma deficiência e terão garantida a preferência na fila de votação.
Leia mais:
Eleição e curtição? Confira locais para aproveitar em Salvador no dia da votação
Eleitor não poderá votar fora de sua cidade; entenda
Deputada descendente de libaneses pede cessar-fogo de Israel
Entre os grupos com prioridade, também estão pessoas idosas (com 60 anos ou mais), pessoas com mobilidade reduzida, pessoas enfermas, pessoas com transtorno do espectro autista, pessoas obesas, gestantes, lactantes e com crianças de colo.
Acompanhante ou atendente pessoal de pessoas com deficiência também terá preferência, mesmo que vote em outra seção. Vale lembrar que, dentro desse grupo, eleitoras e eleitores com 80 anos ou mais têm prioridade sobre todos os outros, independentemente da ordem de chegada.
Autoridades, agentes públicos e postulantes
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também garante a preferência na fila para candidatas e candidatos, juízas e juízes eleitorais, promotoras e promotores eleitorais, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço no dia da eleição.