O prefeito eleito em Onça de Pitangui, cidade no interior de Minas Gerais, nas Eleições 2024 anotou um feito inédito. Mesmo sem conseguir falar durante toda a campanha, por conta de complicações com um câncer nas cordas vocais, conseguiu ser eleito sem falar uma única palavra.
Leia mais:
Lula fala sobre derrotas nas eleições e afirma que apoiará Boulos
Assista: prefeito de Queimadas chama vice eleito de “corninho”
Gumercindo Pereira (MDB), 63 anos, descobriu um câncer nas cordas vocais em 2020, no ano em que assumiu a prefeitura. Em 2021, o tumor retornou de forma mais agressiva e os médicos recomendaram uma traqueostomia total, que remove a laringe do paciente.
Em abril de 2021, ele passou pela cirurgia e ficou sem voz por um ano. Apenas em abril de 2022, uma prótese importada que conecta a traqueia ao esôfago lhe devolveu a fala.
"Tinha dificuldade, mas conseguia me comunicar", relata o prefeito sobre o dispositivo, que precisa ser substituído de uma a duas vezes por ano. "A prótese custa R$ 6.000, e o procedimento médico, R$ 3.000", explica.
No entanto, em julho deste ano, às vésperas da campanha de reeleição, o prefeito voltou a perder a voz. "No dia 6, troquei a prótese, mas o aparelho não foi colocado corretamente. Passei toda a campanha sem falar por falta de agenda do médico para corrigir o problema", lamenta. "Acredito que conseguirei fazer a troca ainda este mês, mas sem a prótese, não poderei voltar a falar".