
José Alves de Carvalho Neto (PP), candidato à Prefeitura de São José da Varginha (MG), vai concorrer às eleições municipais mesmo após ser condenado pelo crime de tráfico de drogas. Conhecido como "Netinho", ele estava inelegível, mas, por meio de uma liminar, conseguiu se candidatar neste ano.
Leia mais:
Prefeito de São Gabriel é acusado de desviar verba para campanha
Bruno Reis terá direito de resposta após propaganda de Geraldo Jr.
Político é suspeito de contratar atores para falar mal de candidatos
Netinho foi preso em 2015 após ter sido pego com seis toneladas de maconha pela Polícia Federal (PF). Depois de cumprir uma sentença de três anos e oito meses, foi determinado que o acusado ficaria inelegível por oito anos. No entanto, o político obteve o benefício do indulto presidencial, concedido pelo Governo Federal, em fevereiro de 2024, que o liberou para concorrer ao pleito municipal.
Apesar da autorização, o Ministério Público Eleitoral entrou com uma ação de impugnação de registro de candidatura do candidato. Por outro lado, segundo o portal O Tempo, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) informou que a candidatura foi aprovada, nesta quinta-feira (12), pela juíza eleitoral Gabriela Andrade de Alencar Ramos.