26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Mesma ideia - 05/09/2023, 18:07 - Da Redação

Dino diz amém a Lula e defende debate sobre voto secreto no STF

Ministro da Justiça e Segurança Pública deixa margem para possível debate

Ministro segue a linha de Lula ao falar sobre STF
Ministro segue a linha de Lula ao falar sobre STF |  Foto: Divulgação/PCdoB

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), seguiu a linha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (5), e defendeu um debate sobre o voto sigiloso dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais

População não precisa saber como votam ministros do STF, defende Lula

ACM Neto bate o martelo sobre Salvador e dispara: "Não sou candidato"

Mais cedo, em uma live, Lula disse que voto secreto evitaria crises e outros problemas. Questionado sobre o assunto, em papo com a imprensa, o ministro usou o modelo da Suprema Corte dos States como exemplo do votinho no sigilo, embora a terra do Tio Sam permita a divulgação da tese de voto dos magistrados.

"Há um debate posto no mundo sobre a forma dos tribunais supremos deliberarem. E nós temos uma referência na Suprema Corte dos Estados Unidos, que delibera exatamente assim. Ela delibera a partir dos votos individuais e é comunicada a posição da corte e não a posição individual", afirmou Dino, que ainda completou.

"Evidente que, em algum momento, em sede constitucional ou mesmo do futuro estatuto da magistratura, esse é um debate válido, assim como o debate acerca de mandatos no tribunal", pontuou o ministro de Lula.

exclamção leia também