Uma fazenda em Ribeira do Pombal, a 290km de Salvador, está sendo motivo de disputa familiar entre o deputado federal baiano Ricardo Maia (MDB) e o pai dele, o pecuarista José Edson Brito Maia, de 76 anos, conhecido como Zelitão. Ambos declaram ser donos de uma propriedade de 290 hectares no município.
Leia mais:
De olho em 2026, Jero se reúne com aliados para discutir reformas
Temer descarta concorrer a vice em chapa com Bolsonaro
Vereadora defende mulher no comando da Câmara de Salvador
A briga entre os dois acontece desde 2021. Desde então, pai e filho não se falam e Ricardo Maia está proibido, por decisão judicial, de se aproximar do genitor e da esposa dele. Em outubro, o parlamentar ordenou que um funcionário destruísse a cerca e a porteira da propriedade com um trator, o momento foi registrado pelas câmeras de segurança.
Confira o vídeo:
Depois da ação, o pai e a madrasta do deputado federal registraram dois boletins de ocorrência (BOs) na delegacia, alegando que o parlamentar tentou invadir as terras do casal. Em entrevista ao Metrópoles, pai e filho trocaram ofensas. “Ele quer tomar tudo que eu tenho. Ele quer tomar na ‘tora’ e se valer do status de deputado federal, porque nada ‘bole’ com ele. Ricardo quer ser o Deus todo-poderoso. Como ele tem o cargo de deputado federal, ele acha que é superior a tudo”, largou Zelito sobre a atitude do filho.
"Ele [Zelitão] quer se prevalecer da idade que tem, e eu respeito a idade que ele tem. Respeito e irei tratar disso judicialmente, até mesmo pelo cargo que eu ocupo, que é de deputado federal, e irei me resguardar e vou buscar a lei e é isso que estamos fazendo, dos trâmites contra ele”, rebateu o parlamentar.
O valor da propriedade mais que dobrou no últimos anos, chegando aos R$ 1,5 milhão em 2022. Ricardo Maia ainda disse ao portal que a fazenda atualmente tem cerca de 550 hectares.