27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

pactos importantes - 17/12/2024, 18:43 - Da Redação

Coordenador da FUP faz balanço do Conselhão do Presidente Lula

Deyvid Bacelar destacou três contribuições

Balanço foi realizado nesta terça (17)
Balanço foi realizado nesta terça (17) |  Foto: Divulgação

Um balanço das principais realizações do Conselhão do Presidente Lula em 2024 foi realizado nesta terça-feira (17), pelo coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) Deyvid Bacelar. No fim de semana passado, o coordenador participou da 1ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CNESS), em Brasília.

Leia Mais:
Escolas de tempo integral na Bahia têm objetivos a longo prazo
Encontro Estudantil: Secti destaca importância de parceria com SEC
Criatividade e ancestralidade: estudantes brilham em desfile afro no Encontro Estudantil

Durante o balanço, Bacelar destacou o pacto pela igualdade racial, que foi assinado por várias empresas públicas e privadas que ali estavam, entre as quais a Magazine Luiza, que tem mais de 40 mil trabalhadores.

“Hoje eles desenvolvem um programa de trainée para negros e negras para que essas pessoas alcancem os postos de gerência e diretoria da empresa. Trata-se de um pacto importante, pois sabemos que não existe igualdade racial quando verificamos quem ocupa esses cargos de diretoria no Brasil”, declarou Bacelar.

De acordo com o coordenador geral da FUP, essas políticas públicas estão voltando a ser construídas pelo Conselhão para garantir igualdade de raça e de gênero no Brasil. Além disso, Bacelar enfatizou a criação de uma lei que regulamenta o mercado de crédito de carbono.

“Essa notícia é muito boa, porque as pessoas da agricultura familiar, ou mesmo fazendeiros que possuam áreas de floresta em suas terras poderão ganhar dinheiro com isso. Aqui na Bahia quem preservar a mata atlântica em pé terá condições de entrar no mercado de crédito de carbono. É uma iniciativa importante do governo Lula. Esse mercado já existe no mundo inteiro, mas não estava regulamentado no Brasil. E tudo isso ocorreu graças a uma participação forte do Conselhão”, destacou o coordenador da FUP.

Bacelar avaliou que, como há vários empresários e representantes da sociedade civil organizada no Conselhão, “as pautas que apresentamos ao Congresso Nacional chegam avalizadas pelas mais expressivas representações da sociedade, sendo encaminhadas com mais celeridade para votação”.

Um terceiro ponto que Bacelar enfatizou “foi a assinatura do termo de compromisso feita pela Petrobras para construção de 12 embarcações de porte para a indústria do petróleo no Brasil, respeitando o conteúdo nacional que existe na lei de partilha, dentro da exploração e produção de petróleo no pré-sal e que vai garantir, somente na construção desses 12 navios, mais de 12 mil empregos nos estaleiros de Santa Catarina, com mais de R$ 5 bilhões em investimentos”.

Ainda segundo o coordenador da FUP, a geração de emprego e renda no setor de petróleo e gás na Bahia também esteve em pauta. “Teremos três sondas de perfuração voltando a operar na Bahia já no início do ano que vem e 26 sondas de produção de petróleo iniciarão suas operações nos próximos meses”, garantiu o conselheiro de Lula.

Bacelar adiantou que as sondas de perfuração demandam muitos trabalhadores. “Isso demanda trabalhadores e trabalhadoras, serão mais de 1500 empregos sendo gerados em nosso estado. A produção de petróleo deve aumentar no estado da Bahia, aumentando a arrecadação de impostos e royalties tanto pelos municípios quanto pelo governo do estado”, declarou.

Para o coordenador, “a indústria petrolífera tem uma capacidade muito grande para gerar emprego, com remuneração maior do que a média registrada em outras atividades. E a expectativa é que a Unidade de Operações da Petrobras na Bahia gere bastante emprego desde São Sebastião do Passé até Esplanada, no Norte do estado”.

Deyvid Bacelar adiantou que o Estaleiro da Enseada, em Maragogipe, terá de volta o Canteiro de São Roque construindo 80 barcaças para a indústria de petróleo, gerando 1000 empregos diretos e 500 indiretos.

“O SINE de Maragogipe já está recebendo as inscrições para aqueles que desejam atuar numa dessas obras. É importante que os trabalhadores e trabalhadoras já estejam com seus currículos preparados porque a indústria naval brasileira está de volta e vai precisar principalmente de profissionais em cargos mais técnicos, como caldeireiro, soldador, inspetor de solda, cargos que a indústria de metal mecânica exige. É uma oportunidade ímpar de geração de emprego para toda a população do Recôncavo, mais uma promessa de campanha feita pelo presidente Lula, que era revitalizar a indústria naval brasileira”, pontuou o coordenador.

Por fim, Bacelar enfatizou sobre a expectativa dos navios construídos pela Petrobras. “A expectativa é de que teremos também mais 10 navios sendo construídos pela Petrobras, seis dos quais serão construídos em Maragogipe. Isso vai gerar mais 2500 empregos”, declarou o coordenador.

exclamção leia também