O ato de manifestação dos bolsonaristas, que têm ocupado a Zona Oeste do Rio de Janeiro foi retrucado, na manhã desta terça-feira, 1°, pela Guarda Municipal do estado.
Para dispersar os caminhoneiros que estavam na Avenida das Américas, os agentes utilizaram gás de pimenta e bombas de efeito moral. O incidente aconteceu no acesso ao Túnel da Grota Funda, no Recreio dos Bandeirantes.
Em seu perfil oficial no Twitter, o prefeito Eduardo Paes (PSD), compartilhou um vídeo do caso e elogiou a ação da GM. “Aqui tem respeito às leis! Baderna não vai ser tolerada! Parabéns, Guarda Municipal”, escreveu.
Aqui tem respeito às leis! Baderna não vai ser tolerada! Parabéns @GMRio . https://t.co/WfSJ7n3lxM
— Eduardo Paes (@eduardopaes) November 1, 2022
Além da corporação, o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi ordenado a desobstruir as estradas do estado, ao lado da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por responsabilidade do governador Cláudio Castro (PL).
A determinação aconteceu após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontar que as polícias militares dos estados podem intervir nas estradas federais bloqueadas no Brasil, além de multar e prender os responsáveis pelos atos.