28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Em Belém - 10/11/2025, 16:23 - Dara Medeiros

Bahia na COP30: Jerônimo propõe investimentos para Caatinga e Sertão

Governador baiano marcou presença na abertura da conferência climática

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve na COP30
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve na COP30 |  Foto: Amanda Ercília/GovBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), nesta segunda-feira (10), ao lado do presidente Lula, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de outras autoridades do país. O representante da Bahia acompanhou as discussões e propostas pensando em como aplicar melhorias e investimentos no estado.

Leia Também:

Jerônimo refletiu sobre como as regiões baianas já têm sofrido impactos da crise climática: “Estamos vivenciando, por exemplo, tornados no Brasil. Na Bahia é um exemplo concreto que aconteceu essa semana, neste domingo à noite, de uma quantidade de chuva muito grande em Conquista, em Dário Meira, no Sudoeste. Então requer da gente atitudes pessoais, mas acima de tudo nós governantes, responsabilidade com o que nós fazemos”.

Aspas

No nosso caso, da Bahia, do Nordeste em especial, aprofundar o tema e os investimentos para a Caatinga e para o nosso Sertão

Imagem ilustrativa da imagem Bahia na COP30: Jerônimo propõe investimentos para Caatinga e Sertão
Foto: Reprodução/Instagram @jeronimorodriguesba

O objetivo do governador é colocar em prática aquilo que tem sido abordado pelos especialistas. "A presença nossa aqui é para a gente poder debater o mundo, a Amazônia, e no nosso caso, da Bahia, do Nordeste em especial, aprofundar o tema e os investimentos para a Caatinga e para o nosso Sertão", explicou.

Atenção ao pedido do presidente Lula

Lula discursou na abertura da COP30
Lula discursou na abertura da COP30 | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Além disso, 'Jero' comentou sobre o pedido presidencial para as autoridades políticas. “O presidente Lula, agora na abertura, pediu aos que comandam as nações, aos que comandam os governos estaduais e municipais, que coloquemos as pessoas na centralidade das mudanças climáticas, nossas ações, nossos investimentos e nossa atenção, e ainda reforçou que esse tema das mudanças climáticas não é para o futuro, é para agora”, pontuou.

O gestor baiano também elogiou a postura do líder petista: “Coragem do presidente Lula em trazer para a Amazônia um evento como este, onde todas as nações vêm com o compromisso de debater, de discutir, mas também de se comprometer com mudanças que realmente a gente possa garantir nas maiores condições climáticas”.

COP30

A COP30 acontece na cidade de Belém, no estado do Pará, e reúne lideranças mundiais, pesquisadores, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil ao longo de discussões, palestras e atividades diversas. O evento segue até o dia 21 de novembro.

exclamção leia também