O favoritismo de Elmar Nascimento (União) para a presidência da Câmara dos Deputados 'caiu por terra'. Isso porque uma articulação do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, permitiu a ascensão do parlamentar Hugo Motta (Republicanos-PB), de apenas 34 anos e já em seu quarto mandato.
Elmar Nascimento era considerado o favorito absoluto, contando com o voto da maioria da Câmara e, inclusive, com o 'aval' de Lula (PT). No entanto, ele enfrentava certa desconfiança por ser adversário político do Partido dos Trabalhadores na Bahia. Em resposta, Marcos Pereira desistiu de concorrer à presidência da Câmara para apoiar Hugo Motta, que tem bom trânsito com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do PP, o senador Ciro Nogueira.
Leia mais:
Governo Lula tenta dificultar candidatura de Elmar, afirmam aliados
Eleições: jingles viram 'carta na manga' para vitória de candidatos
A intenção de Lula e Lira é alcançar um consenso na sucessão da presidência, algo que não estava sendo percebido com Elmar. Apesar da queda no favoritismo, o baiano não desiste e afirma que manterá sua candidatura. Seus concorrentes incluem o atual favorito, Hugo Motta, e Antonio Brito (PSD), que já é visto como derrotado, contando apenas com o apoio de Gilberto Kassab.