24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Que situação! - 20/08/2025, 22:30 - Da Redação

Alexandre de Moraes toma 'pancada' no cartão de crédito

Ministro sofreu baque após aplicação da Lei Magnitsky

Alexandre de Moraes, ministro do STF
Alexandre de Moraes, ministro do STF |  Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Após os Estados Unidos aplicar a Lei Magnitsky, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, teve um cartão de crédito de bandeira americana bloqueado.

Leia Também:

Para driblar as sanções dos EUA, Moraes ganhou um cartão Elo, bandeira brasileira que não sofre bloqueios como os de Visa e Mastercard. O ministro entrou na lista da Lei Magnitsky, usada pelos americanos para punir estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos.

'Xandão' foi o primeiro brasileiro a ser incluído na lista. O governo Trump acusou o ministro de abusos, como prisões arbitrárias e bloqueio de contas em redes sociais. Com isso, cartões de bandeiras americanas foram suspensos.

A Elo, que pertence ao Banco do Brasil, Bradesco e Caixa, não é afetada porque atua só no país. Mesmo assim, analistas alertam que os EUA podem apertar as sanções e punir bancos que não cumprirem as regras.

Na contramão, o ministro do STF, Flávio Dino, decidiu que leis e ordens estrangeiras não têm validade no Brasil, o que abre um impasse: se os bancos seguirem Moraes, podem ser punidos nos EUA; se seguirem os EUA, podem descumprir a decisão do Supremo.

exclamção leia também