
A morte do cabeleireiro Valdir Macário, ocorrida em 12 de novembro de 2016, teve um desfecho após quase uma década depois. O Tribunal do Júri condenou, na madrugada desta quarta-feira (7), os réus Patric Ribeiro Tupinambá e Edgar da Silva Santos, respectivamente, a 28 anos e 7 meses e a 23 anos e 3 meses de reclusão pelo homicídio qualificado do cabeleireiro Valdir Macário e, no caso do primeiro réu, também por roubo. A situação ocorreu no 2º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador, no Fórum Ruy Barbosa.
De forma geral, as penas serão cumpridas em regime inicial fechado. A prisão foi decretada em consonância com o tema STF 1068. Conforme a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Patrick e mais dois homens não identificados atiraram com armas de fogo contra Valdir, a mando de Edgar, dentro do salão na Avenida Vasco da Gama, em Salvador.

Detalhes do julgamento do caso Valdir Macário
O Conselho de Sentença - composto por sete jurados sorteados entre pessoas do povo – acolheu a tese da acusação. Por entendimento dos jurados, o crime foi qualificado como homicídio qualificado, o que resultou em penas de 23 anos e 3 meses para cada acusado.
Leia Também:
Diante do crime, ficou entendido que houve motivo torpe, recurso que dificultou a defesa do ofendido, e perigo comum a terceiros – neste caso, os clientes do salão.
Juntamente com os 28 anos e 7 meses, Patric recebeu a condenação de 5 anos e 4 meses de reclusão por roubo de um telefone celular durante o ato.


