Os Jogos Olímpicos de Paris estão chegando e a Bahia estará representada na delegação brasileira. Após conquistar quatro medalhas de ouro e uma de prata em Tóquio 2020, os baianos dessa vez irão em maior número: 15 no total (quatro a mais).
Vale lembrar que as Olimpíadas vão ter início no dia 26 de julho, daqui a apenas 10 dias. Conheça alguns baianos que podem ter chance de fazer bonito.
Leia mais:
Maratonista brasileiro é riscado da lista olímpica após vacilo
Assessoria de Dudu promete tomar decisão após agressão de torcedores
Beatriz Ferreira - Boxe
Medalhista de prata na categoria leve (60 kg) em Tóquio, Beatriz Ferreira vem acumulando grandes resultados após os últimos Jogos e gera grandes expectativas para ser ainda melhor em Paris. Bi-campeã mundial e dos Jogos Pan-Americanos, a soteropolitana dessa vez quer o ouro também nas Olimpíadas.
Keno Marley - Boxe
Medalhista de ouro na categoria meio-pesado (81 kg) em Tóquio 2020, Keno Marley conquistou a prata no Campeonato Mundial de Boxe de 2021, na Sérvia, além de ter vencido o Campeonato Brasileiro Elite de Boxe na sua primeira participação, em 2022. Dessa vez, o baiano de Sapeaçu vai buscar o bi-olímpico na categoria pesado (91 kg).
Isaquias Queiroz - Canoagem
Heptacampeão mundial e atual medalha de ouro na categoria C-1 1000 em Tóquio, Isaquias Queiroz é novamente favoritaço e uma das grandes esperanças da Bahia nos Jogos de Paris.
Nascido na cidade de Ubaitaba, Isaquias concorrerá na mesma categoria C-1 1000 nos Jogos de 2024, mas também estará na disputa do C-2 500. Vale lembrar que ele pode se tornar o brasileiro com maior número de medalhas Olímpicas na história, isso caso suba nos dois pódios.
Rafaelle Souza - Futebol
Com diversas convocações para a Seleção feminina de Futebol, Rafaelle atua como zagueira e bateu na trave para subir ao pódio em Tóquio, quando o Brasil ficou na 4ª colocação. Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, ela também foi campeã da Copa América em 2018.
Baiana de Cipó, Rafaelle é considerada uma das principais jogadoras em sua posição e atua no Orlando Pride, dos Estados Unidos, onde vive grande fase. Uma das mais experientes da equipe brasileira, a defensora quer conquistar sua primeira medalha olímpica.
Ana Marcela Cunha - Maratonas Aquáticas
Uma das principais atletas de todo o Brasil em atividade, Ana Marcela é considerada uma das maiores maratonistas aquáticas de todos os tempos. Ouro na categoria 10 km em Tóquio, a soteropolitana é heptacampeã mundial e penta sul-americana, com conquistas em todo tipo de competição relevante.
Indo para sua quarta Olimpíada na carreira, Ana Marcela vai novamente disputar a prova de 10 km e tenta o bi-olímpico. A baiana se mudou para a Itália em busca de aprimorar sua preparação para os Jogos, prometendo novamente trazer grandes resultados.
Veja abaixo todos os baianos que estarão nos Jogos de Paris 2024
Boxe
Tatiana Chagas - 54Kg;
Beatriz Ferreira - 60Kg;
Bárbara Santos - 66Kg;
Wanderley Pereira - 80Kg;
Keno Marley - 92Kg.
Canoagem
Isaquias Queiroz;
Matheus Nunes;
Jacky Godmann;
Valdenice Conceição.
Ciclismo
Paola Reis;
Ulan Galinksi.
Futebol
Rafaelle Souza (zagueira).
Maratonas Aquáticas
Ana Marcela Cunha.
Natação
Guilherme Caribé;
Breno Correia.