O maratonista Daniel Nascimento, primeiro atleta brasileiro a conquistar a classificação para Paris na maratona masculina, está fora dos Jogos Olímpicos após testar positivo para três substâncias proibidas, de acordo com a lista de atletas suspensos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), atualizada nesta segunda-feira (15).
Daniel foi submetido a um teste surpresa, no dia 4 de julho, que resultou na presença de drostanolona, metenolona e nandrolona, hormônios anabolizantes. Todas as substâncias são da classe de esteroides anabolizantes S1, precursores da testosterona.
Leia Mais:
Vídeo: ministra da França mergulha no Sena às vésperas das Olimpíadas
Antes de embarcar para Olimpíada, ginástica rítmica conquista prata
Brasil terá recorde de atletas mulheres nas Olimpíadas de Paris-2024
Com o ocorrido, o maratonista pode pegar até quatro anos de suspensão. Além de Daniel, a namorada dele, Graziele Zarri, também aparece na listagem e foi suspensa em 23 de janeiro, em decorrência da presença de Testosterona, Androstanediol e Androstanedio.
O atleta deverá responder ao processo suspenso, a não ser que comprove a contaminação. A pena base de quatro anos pode ser reduzida para dois anos caso Daniel comprove ausência de intenção.