26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Olimpíadas

Orgulho do Brasil - 01/08/2024, 16:51 - Yan Inácio

"Eu penso, não vou mentir", revela Rebeca sobre virar maior medalhista do Brasil

Ginasta entrou para o seleto grupo de brasileiros com quatro medalhas olímpicas

Rebeca ainda tem chances de se tornar a maior medalhista do Brasil nas Olímpiadas
Rebeca ainda tem chances de se tornar a maior medalhista do Brasil nas Olímpiadas |  Foto: Luiza Moraes/COB

A final do individual geral da ginástica olímpica feminina acabou e Rebeca Andrade trouxe mais uma medalha para o Brasil. Depois de disputar aparelho por aparelho com a americana Simone Biles, a brasileira conquistou a prata, nesta quinta-feira (1º), e entrou no seleto de grupo de brazucas com quatro medalhas, além de ter se tornado única mulher do país a faturar este número de conquistas olímpicas.

"É uma honra gigantesca fazer parte de uma porcentagem de mulheres que está cada vez mais vencendo e hoje poder trazer mais um resultado para meu esporte e para meu país", vibrou Rebeca após o pódio.

Leia mais:

Simone Biles se inflama com ouro e posta indireta: "Campeãs olímpicas"

Baiana perde para ex-campeã mundial e é eliminada no boxe de Paris
Medalhista na marcha, Caio Bonfim revela preconceito por 'rebolar'

A ginasta também ressaltou o apoio que tem de sua mãe, Rosa Santos, ex-empregada doméstica que a criou com mais sete irmãos. "Ela estar aqui torcendo por mim, orando e pedindo para que dê tudo certo é maravilhoso, acho que a melhor pessoa que poderia estar aqui é minha mãe, estou muito orgulhosa de ter feito tudo certo", explicou.

Por fim, a brasileira falou sobre o ambiente de competição saudável na ginástica feminina. Ela é amiga de Simone Biles e já desmentiu suposições de que as duas seriam rivais.

"É uma briga, todo mundo quer vencer, todo mundo quer estar no pódio, mas é muito legal saber que por mais que você queira vencer, as outras também estão torcendo por você e você também está torcendo por ela. (...) Meu grupo é sensacional, a gente se ajudou bastante na torcida. (...) Eu estou vivendo Paris", completou.

Além disso, a medalhista se mostrou ambiciosa com a possibilidade de entrar para a história do esporte brasileiro como a maior medalhista de Jogos Olímpicos. "Ah, eu penso, não vou mentir não, eu quero estar no pódio, mas o resultado é consequência, eu tenho que fazer minha parte e esse é o foco", ressaltou Rebeca.

História

Nascida em Guarulhos, São Paulo, Rebeca começou a treinar aos 4 anos de idade. Ela vem de uma família de sete irmãos e toda a renda da casa era proveniente da mãe, que era empregada doméstica. Apesar da grande evolução na modalidade, ela ficou alguns períodos sem treinar por falta de recursos.

Superando todas as dificuldades, é dona de um currículo inédito na ginástica artística: tem um ouro no salto, duas pratas no individual geral e um bronze por equipes. Além das três medalhas olímpicas, tem nove pódios em mundiais, três ouros, quatro pratas e dois bronzes.

exclamção leia também