Uma repórter investigativa foi condenada, nesta quinta-feira (29), pelo crime de desacato ao tribunal. Isso porque ela não revelou as próprias fontes de artigos escritos sobre uma cientista investigada pelo FBI. Ex-CBS News e Fox News, Catherine Herridge tem que pagar US$ 800 (aproximadamente R$ 3.960) por dia até divulgar a informação.
Do contrário, o juiz Christopher Cooper, do Tribunal Distrital dos EUA em Washington, suspendeu a multa pelo período de 30 dias. Herridge terá esse prazo para recorrer. Os conteúdos produzidos por ela também tiveram o apoio de colegas em 2017.
Por meio dos artigos, ficou apontado que o FBI investigou a cientista Yanping Chen, uma sino-americana, atual presidente da Universidade de Gestão e Tecnologia em Arlington, no estado americano da Virgínia, sobre questões relacionadas às suspeitas de laços militares com a China.
Leia mais
“Vai seu Mauro, filma seu Mauro”, implora jornalista durante assalto
Demitido da TV Bahia, Gustavo Castelucci vai comentar Baianão na TVE
Assista: Mauro Cezar pega ar com apelido dado por colega de programa
Ainda assim, o FBI fechou a investigação sem apresentar acusações contra Chen, um ano antes de Herridge e seus colegas publicarem as reportagens. Já em 2018, a cientista processou o FBI e outras agências governamentais, quando acusou de violar a Lei de Privacidade ao vazar informações para Herridge.