O mundo acompanhou com apreensão a chegada do furacão Milton à Flórida, nos Estados Unidos. O fenômeno tocou o solo por volta das 21h30 desta quarta-feira (9), horário de Brasília, com ventos devastadores de até 205 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).
Leia também:
Furacão Milton avança pela Flórida com ventos tenebrosos; veja imagens
Árbitra é suspensa por vídeo vazado e alega uso de I.A.; veja
Classificado inicialmente como furacão de categoria 5, Milton foi rebaixado para a categoria 3 pouco antes de atingir a costa americana e, ao longo da madrugada desta quinta-feira (10), enfraqueceu para a categoria 1. Mesmo assim, o impacto foi severo, com destruição generalizada.
Inundações e destruição na Flórida
Com potencial catastrófico, ele causou inundações em diversas áreas. O governador Ron DeSantis afirmou que 125 casas, muitas delas pré-fabricadas, foram destruídas.
Além disso, mais de dois milhões de residências e estabelecimentos comerciais estão sem energia, e várias mortes foram relatadas na costa do Atlântico, embora o número exato ainda não tenha sido confirmado pelas autoridades.
Desde o início da semana, o governo insiste para que as pessoas em áreas de risco, principalmente na cidade de Tampa e arredores, evacuem suas casas.
Mais de um milhão de residentes atenderam aos pedidos de evacuação, deixando regiões transformadas em cidades-fantasmas.
Itamaraty emite alerta aos brasileiros
Diante da gravidade do furacão, o Itamaraty emitiu um alerta no Portal Consular, no qual aconselhou os brasileiros que vivem na Flórida a ficarem atentos aos avisos das autoridades locais.
Os consulados-gerais em Orlando e Miami também reforçaram o aviso em suas mídias sociais. A recomendação é que todos sigam as instruções de segurança.
Confira imagens registradas no estado norte-americano após a chegada do furacão:
Flórida: Uma sequência de tornados antecederam a chegada do furacão Milton, que felizmente perdeu força quando tocou o solo.
— Karina Michelin (@karinamichelin) October 10, 2024
Milhões de pessoas permanecem sem energia na Flórida nas horas seguintes à chegada do furacão Milton que deixou rastros de destruição.
Isto significa… pic.twitter.com/eIvBPvM1w6