A expectativa para a chegada do furacão Milton na Flórida, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (9), era alta. Considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, o fenômeno natural era aguardado com ventos de mais de 200 km/h e deixou autoridades e cidadãos em alerta.
Leia também:
Furacão Milton avança pela Flórida com ventos tenebrosos; veja imagens
Moradores da Flórida são alertados: “Escrevam seus nomes no corpo”
Apesar de ser categorizado como 5, o furacão Milton tocou o solo da Flórida com uma tempestade de categoria 3. Os ventos chegaram a 193 km/h, porém, mesmo mais fracos, foram suficientes para manter 116 alertas de desastre.
Durante coletiva de imprensa, o governador do estado, Ron DeSantis, afirmou que foram registrados pelo menos 19 tornados no território. “Muito mais alertas de tornado estão por vir”, afirmou.
O gestor enfatizou a gravidade da situação e necessidade dos moradores se prepararem para condições extremas, já que a tempestade continua a se deslocar com ventos fortes e chuvas intensas.
“Estamos preparados para a resposta a essas inundações, mas as condições ainda são muito instáveis, e precisamos estar prontos para a pior situação”, alertou o governador.