O povo da tribo Doma, também conhecidos como VaDoma ou tribo Bantwana, são chamados constantemente como 'Povo Avestruz', devido a uma deformação nos pés de muitos dos seus integrantes que vivem na árida região de Kanyemba, norte do Zimbábue. A ectrodactilia, uma mutação genética também conhecida como síndrome da garra da lagosta, refere-se à ausência de um ou mais dedos das mãos, ou pés no nascimento.
Acredita-se que a condição incomum esteja presente em cerca de uma em cada quatro crianças nascidas na tribo Doma. A maioria dos membros não tem os três dedos do meio e, em vez disso, tem apenas os dois dedos externos, que ficam virados para dentro. Esta é uma condição autossômica dominante resultante de uma única mutação no cromossomo 7.
Leia mais: Jovem morre após braçadas largas em represa para pegar jaca
Confira: ProUni possibilita prazo para selecionados entregar documentação
Veja também: Foragido por violência doméstica é pego pelo reconhecimento facial
Os anciãos do povo VaDoma afirmam que seus ancestrais remotos eram seres parecidos com pássaros, que vieram das estrelas e misturaram seu DNA com mulheres terrestres primitivas para produzir descendentes. Para evitar a propagação da condição, virou lei que os membros só se casem dentro do grupo a que pertencem.
Segundo relatos, a comunidade não considera a mutação uma deficiência, apesar de deixar muitos com dificuldade para andar e é extremamente difícil para eles correrem.