26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Surto - 08/05/2026, 23:40 - Agencia Brasil e da redação

Hantavírus só é transmitido por contato muito próximo, diz OMS

Alerta surgiu após os casos registrados em um navio de cruzeiro

Máscara da época da pandemia da covid-19
Máscara da época da pandemia da covid-19 |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS) emitido nesta sexta-feira (8), o hantavírus só é transmitido por contato muito próximo, incluindo exposição à saliva ou secreções respiratórias quando a pessoa infectada espirra, tosse ou cospe muito perto da outra.

O alerta surgiu após os casos registrados em um navio de cruzeiro que viajava da Argentina para Cabo Verde, no início de maio. A Organização Mundial de Saúde tem feito avaliações sobre as contaminações e os desdobramentos dos sintomas.

Leia Também:

Sintomas

Segundo Ministério da Saúde, até o momento foram confirmados sete casos, sem relação com a situação internacional. De acordo com a OMS, os hantavírus são vírus zoonóticos que infectam naturalmente roedores e, ocasionalmente, são transmitidos a humanos.

Entre os principais sintomas da doença estão:

  • Fadiga
  • Febre
  • Dores musculares
  • Dores de cabeça
  • Tonturas
  • Calafrios
  • Problemas abdominais

De acordo com comunicado publicado na noite desta sexta-feira (8) pelo Ministério da Saúde, o surto de hantavírus no navio não representa risco para o Brasil.

A doença foi identificada pela primeira vez, no Brasil, em 1993, e até dezembro de 2025 foram confirmados 2.412 casos e 926 óbitos.

exclamção leia também