Na Flórida, o furacão Milton deixou um rastro de destruição após a passagem de dois tornados, resultando na morte de pelo menos quatro pessoas nesta quinta-feira(10), conforme relataram as autoridades do condado de St. Lucie.
Leia mais:
Furacão Milton toca solo e mantém 116 alertas em toda a Flórida
Queda de energia e destruição; veja chegada do furacão Milton à Flórida
As mortes ocorreram em locais como o Spanish Lakes Country Club Village e na comunidade de aposentados na cidade de Fort Pierce, onde o xerife local mencionou "múltiplas fatalidades". Moradores relataram cenas de destruição, com algumas casas apresentando danos severos. O porta-voz do condado, Erick Gill, indicou que as autoridades estão avaliando a situação e prestando assistência às comunidades afetadas.
🚨 URGENTE: Furacão Milton provoca inundações em várias casas na Flórida. Em lágrimas, o xerife Keith Pearson confirmou que várias pessoas perderam a vida e que o total de vítimas ainda é desconhecido. pic.twitter.com/DO5s3Idgj3
— Rede Urgente (@RedeUrgente_) October 10, 2024
Durante uma coletiva de imprensa, citada pelo jornal The New York Times, o governador do estado, Ron DeSantis, afirmou que ainda é prematuro avaliar o total de vítimas, embora as operações de resgate estejam em andamento. Segundo o líder, equipes locais estão "atuando para atender as necessidades das comunidades comprometidas.", afirmou em entrevista à CNBC.
O furacão, que tocou o solo como um fenômeno de categoria 3, já havia causado chuvas intensas e tornado antes de chegar ao continente. Neste momento, Milton foi reclassificado como categoria 1, mas deixou um saldo alarmante: mais de 3 milhões de residências sem energia elétrica. Os condados de Hillsborough e Pasco iniciaram os esforços de recuperação e a limpeza dos destroços gerados pela tempestade.