O governador do estado da Pensilvânia, Josh Shapiro, disse que “nenhum tiro foi disparado durante a captura de Danilo Cavalcante”. A fala foi feita durante a coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 13, que marcou o fim da operação de captura do brasileiro, fugitivo há 14 dias do presídio de Chester.
"Ele [Danilo] tinha tudo a sua disposição. Ele não teve oportunidade de tentar revidar. Acreditamos ter pego ele despreparado. Por isso as tecnologias e os cães farejadores são importantes", afirmou a polícia.
Diante da repercussão do caso, com duas fugas da mesma forma no período de um mês, Shapiro não escapou dos questionamentos em relação à eficiência das penitenciárias do estado.
"Na Pensilvânia o sistema prisional é diferente. Temos prisões em diversos condados. Iremos fazer revisões em todas as prisões locais para garantir que outras fugas não ocorram. Sei que temos muito trabalho pela frente, mas é necessário", disse o governador do estado.
Versão mudada
A versão inicial de captura durante a manhã foi mudada pela polícia, que passou a afirmar que Danilo foi encontrado por equipes da SWAT, deitado sobre a arma que havia roubado, ainda durante a madrugada, por volta de 1h. Acredita-se que ele tentava se esconder naquele local após ouvir as hélices do helicóptero.
"Na última noite, próximo à meia-noite, recebemos um aviso sobre a localização aproximada dele [...] então utilizamos boas tecnologias e começamos a seguir a movimentação dele em torno da 1h da manhã [...] cercamos a área e começamos a operar para cercá-lo de forma que ele não pudesse fugir [...]. Ele tentou se esconder em arbustos. Tínhamos um cão farejador e deixamos que ele o encontrasse [...]. Ninguém se feriu no processo”, disse um representante da polícia durante o evento.
Danilo foi levado a um instituto da polícia. Ele será interrogado e seguirá para uma prisão federal onde cumprirá a sentença perpétua pelo feminicídio da ex-namorada, a brasileira Deborah Brandão.
Um intérprete será utilizado pela polícia para conversar com Danilo sobre os dias que ele permaneceu em fuga. Há a possibilidade de ele ter recebido ajuda externa.
Leia também:
Quem é Danilo Cavalcante, preso após 14 dias de fuga nos EUA