Foragido há 14 dias nos Estados Unidos, o brasileiro Danilo Cavalcante foi preso nesta quarta-feira (13) em uma zona de mata por volta de 8h30 no horário local (9h30 em Brasília). Ele estava com o rosto ferido e bastante molhado. Informações preliminares apontam que ele foi capturado por ter chegado à exaustão após duas semanas de fuga, tendo percorrido mais de 30km do local onde fica o presídio de Chester, na Pensilvania.
Ele se escondia durante o dia e se locomovia à noite, segundo as autoridades, que esperavam a captura no período noturno. Danilo teria se deixado levar pelo cansaço e dormido mais do que devia, contrariando as expectativas ao ser preso no início da manhã.
Após a captura, o brasileiro foi reconduzido ao presídio em um carro blindado, escoltado por duas viaturas. Ele foi levado a um prédio onde a foto oficial da captura foi feita. O momento foi registrado por um helicóptero de reportagem da CNN e compartilhado nas redes sociais.
Momento da prisão do brasileiro Danilo Cavalcanti que estava foragido há quase 2 semanas. Os detalhes ao vivo no Primeiro Impacto @SBTonline pic.twitter.com/WrC9lEc1xv
— Patrícia Vasconcellos (@patricia_vasc) September 13, 2023
“A captura de Cavalcante encerra o pesadelo das últimas duas semanas [...] agradecemos a todos os agentes da lei em nível regional, estadual e federal que saíram às ruas em todas as condições, dia e noite", diz nota oficial da polícia de Chester.
O contorno eleva a operação integrada por 500 agentes à condição de sucesso, já que o responsável por ela explicou que “a estratégia consistiu em fechar um cerco que levasse Danilo ao cansaço extremo”, embora assuma que a captura tenha “demorado mais do que usual”.
Segundo os correspondentes internacionais da Rede Globo, o discurso se distancia da impressão da população. A polícia local já estava desacreditada após duas semanas de buscas e vários “bailes” dados por Danilo dia após dia. As promessas de captura chegaram a ser proferidas pelo governador Josh Shapiro, que na mesma toada pediu aos cidadãos que trancassem portas e janelas durante a noite para que Danilo não invadisse mais residências.
Ao utilizar o recurso da invasão, o fugitivo encontrou botas, roupas, alimentos e locais para se abrigar. Em uma dessas buscas ele encontrou uma garagem aberta, entrou em luta corporal com o proprietário da casa e saiu de lá armado com um rifle.
As autoridades do estado da Pensilvânia ainda farão um pronunciamento à imprensa com o balanço da operação que resultou na prisão do brasileiro Danilo Cavalcante, capturado após 14 dias de fuga da prisão de Chester, onde cumpria pena perpétua pelo feminicídio da ex-namorada com 38 facadas.