
A Meta, empresa dona do WhatsApp, anunciou que vai impedir o uso de chatbots de inteligência artificial, como ChatGPT, Perplexity e Luzia, na plataforma. A proibição passa a valer a partir de 15 de janeiro de 2026, para casos em que a IA seja o serviço principal oferecido.
Leia Também:
Empresas que usam IA apenas como suporte no atendimento ou vendas poderão continuar com os bots normalmente. Por exemplo, companhias que têm chatbots para tirar dúvidas ou resolver problemas de clientes não serão afetadas.
A OpenAI, criadora do ChatGPT, avisou que o serviço vai deixar de funcionar no 'zap' após a data indicada e recomenda que os usuários conectem a conta ao aplicativo para não perder o histórico de conversas.
Motivo da proibição
Segundo a Meta, os chatbots de IA geram grande volume de mensagens e exigem suporte específico. A empresa afirma que a API do WhatsApp Business foi criada para ajudar negócios a atender clientes e enviar atualizações, e que é esse o foco das novas regras.